Instituto Pensar - BuzzFeed News anuncia fim da operação no Brasil

BuzzFeed News anuncia fim da operação no Brasil

por: Nathalia Bignon


(Foto: Reprodução)

No fim desta segunda-feira (31), o BuzzFeed News anunciou o fim de sua operação no Brasil e o encerramento do conteúdo noticioso produzido em português.

Em um comunicado lançado no próprio site, o editor-chefe da Agência, o jornalista Graciliano Rocha, afirma que a empresa norte-americana está encerrando uma jornada "profícua que teve início em maio de 2016? e que a decisão de descontinuidade da operação foi tomada ao longo deste ano, sendo um "efeito direto da crise econômica? agravada pela pandemia.

"Neste dia 31 de agosto de 2020, o BuzzFeed News deixa de operar com conteúdo noticioso produzido no Brasil, em português. Foi o final de uma jornada profícua que teve início em maio de 2016. A decisão de descontinuidade da operação foi tomada no curso deste ano e é um efeito direto da crise econômica desencadeada pela pandemia global?.

Leia também: Conversa Afiada e Nocaute anunciam fim de suas atividades

No texto de agradecimento, Rocha ainda destacou a busca pela confiança dos leitores, o compromisso da marca com a independência editorial e com os "direitos civis que formam a base do nosso pacto civilizatório?.

"Jornalismo é uma atividade essencial em uma democracia e seu pleno exercício, tal como o concebemos, pressupõe independência editorial em relação a governos, partidos e interesses político-ideológicos. Mantivemo-nos fiéis a este compromisso.?

O jornalista e autor de "Irmã Dulce, a Santa dos Pobres? também enfatizou os quatros anos de densas histórias condensadas em reportagens e agradeceu o empenho dos profissionais que ajudaram a consolidar o BuzzFeed no país.

"Nestes quatro anos, o Brasil passou pela Lava Jato, um impeachment presidencial, um escândalo que dragou o governo do substituto, a ascensão de um populista de extrema-direita e, agora, um fato sem precedentes que é o coronavírus. Enquanto escrevo este texto o Brasil ultrapassou a triste marca de 121 mil mortos?, diz.

"Será tarefa dos historiadores do futuro entenderem as consequências deste período histórico. A nós, no BuzzFeed News, coube contar, da melhor maneira que conseguimos, todos os episódios que sacudiram esse país neste tempo tão pródigo de solavancos. Pudemos fazer isso graças a uma equipe de jornalistas de primeira linha?, conclui.

As demais franquias do BuzzFeed no país nas áreas de entretenimento (BuzzFeed Brasil) e gastronomia (Tasty Demais) continuam suas atividades sem interrupções. O BuzzFeed News em inglês também segue normalmente.



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: